Queremos que se mantenha a essência da jornada, diz secretário-executivo


No dia em que se deu a conhecer a “marca” da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, a Renascença e a ECCLESIA conversam com Duarte Ricciardi, secretário-executivo da organização da JMJ 2023. Uma entrevista em que se abordam os desafios colocados pela pandemia e o desejo de que os atuais projetos se concretizem


Este é um momento de relançamento mediático da Jornada? É um novo elã que marca a partir de agora a Jornada Mundial da Juventude?

Sim. É um dos primeiros passos mais mediáticos, internacional, desta jornada que se realiza em Lisboa. O logo em si pretende exaltar o caminho que queremos fazer nos próximos três anos, juntar tanto portugueses como estrangeiros. O próprio logo fala do caminho que vamos fazer agora, em conjunto, para este que vai ser o maior evento de juventude que vai acontecer em Portugal.

O que se encontra da identidade e religiosidade portuguesa nesta que vai ser a imagem de marca nestas jornadas?


É um logo que tem as cores de Portugal, em primeiro lugar. O centro e o ponto de partida foi a cruz. Nela temos um caminho, que tem a ver com o sentido de peregrinação, muito português; por outro lado, mostra a vontade de que os jovens se levantem e saiam que vão em caminho. Depois temos uma componente muito portuguesa que é o terço, com referência muito grande a esta vivência e a Nossa Senhora de Fátima. Somos um povo muito mariano. É um logótipo que, sendo internacional, é também muito português. Fala de Portugal para o mundo.

O próprio tema escolhido pelo Papa inspira-se na Virgem Maria…

Sim, o tema é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). O logo pretende inspirar os jovens, todos, para fazer isso.

Agora falta o hino. Quando será divulgado?

Falta o hino e faltam algumas outras coisas… O hino vai ser um marco também importante, mas ainda não existe data para a divulgação. Queremos lançá-lo em breve, está a decorrer o processo, como o do logo. É um momento para unir as pessoas em torno das jornadas…

Vai ser divulgado até ao final do ano ou só em 2021?

Não consigo precisar, neste momento.

Ainda está em processo de seleção?